O PODER DE UM VERDADEIRO SORRISO
*Enoque Alves Rodrigues
Por vezes, a somatória de pequenos obstáculos inerentes ao nosso cotidiano envolve-nos intensamente, que acabamos por agregar à nossa fisionomia por mais jovial que ela seja, uma carranca negativa que efetivamente não deveria fazer parte de nossa personalidade e conduta. Nascemos alegres, por que até mesmo o nosso choro quando recebemos a palmadinha no bumbum ao deixarmos o ventre materno é de felicidade ao vermos pela primeira vez, em determinada encarnação, á luz do mundo e os sorrisos felizes dos que estavam à nossa espera. O momento do desencarne é igual, por que morremos, materialmente, aqui, mas nascemos, espiritualmente, em outra vida, no Mundo Maior, onde corações alegres e vibrantes com o nosso retorno também nos esperam entre sorrisos.
Faremos, então, uma pequena analogia para chegarmos a seguinte conclusão:
Recebemos de Deus a graça da alegria nos momentos mais sublimes e marcantes de toda a nossa existência, ou seja, nascer e morrer. Quais seriam, então, as razões que justificariam peregrinarmos pela terra com tristezas? Viver a vida, encarando os problemas de frente, com responsabilidade e coragem, mas sorrindo sempre, é tão difícil assim? Você já tentou sorrir em um momento ruim? Não... Sorriso falso de nervosismo e insegurança não vale. Vamos falar sério. Eu estou lhe perguntando: Você já sorriu de verdade, com o sorriso espontâneo que brota do fundo da alma nos momentos em que tudo lhe parecia impossível? É o sorriso dos que desfrutam da plena convicção de que tudo passa menos a força do sorriso positivo que tem o poder, dado que lhe foi pelo Criador, de mudar tudo, inclusive o Mundo.
Se você respondeu positivamente, mas mesmo assim continua com essa carranca negativa, feia, de poucos amigos, devo lhe dizer que você ainda não aprendeu a sorrir.
Para sorrir de verdade, com a alma, você só precisa entender que não veio a esse mundo em veraneio. Que você não foi jogado para cá sem um projeto de vida. Você tem de levar adiante o seu plano que é facilmente exequível por que Deus não lhe daria nenhum fardo acima de sua capacidade de carrega-lo. Você encarnou com uma missão e toda missão tem lá o seu bônus assim como o seu ônus, senão que graça teria se tudo fosse só bônus? Fracassariam, por certo, os Planos de Deus para com você e por consequência milhares de encarnações se fariam necessárias até que você pudesse resgatar os seus débitos para com o pretérito. Sabemos que Deus é infalível, Justo e Bom. Debalde, seria, então, a perda de tempo com chorumelas e lamentações infantis. Isso só serviria para atrasar o processo evolutivo.
Sorrir no bônus é fácil. Todos sorriem. O duro mesmo é sorrir no ônus que é quando as coisas não saem como desejamos apesar de termos feito de tudo para obter êxito. Você já esteve diante de uma situação onde parece que tudo conspira contra você? Eu já estive. O que eu fiz? Abri um sorrisão e encarei “o bicho” de frente e no final constatei que ele não era tão feio assim. Os que ficaram para trás com suas carrancas ainda hoje lamentam. Nem por isso sou melhor que eles, que apenas entenderam não ser aquele o momento oportuno para sorrirem. Mas também não era, sem dúvida, o momento mais apropriado para ficarem parados. Mas não se mexeram. Por que não se fizeram abastecer-se pelo combustível do sorriso e ai, meu rei, o carro (veículo físico) para mesmo.
Muitos evitam e temem pelas consequências de um sorriso no ambiente corporativo. Pensam que assim agindo negligenciam responsabilidades e com isto põe em riscos o emprego. Bobagem. Ao contrário do que você possa imaginar ninguém é menos profissional ou responsável por sorrir. Ninguém perde seu status ou o respeito de seus superiores, subalternos ou colegas de trabalho por sorrir. Ao invés disto, você conseguirá arregimentar em torno de si todas as atenções do superior ao subalterno e colegas por lhes transmitir alegria, segurança, conforto, estabilidade, determinação e coragem que o seu sorriso sincero, positivo, franco e aberto desperta em cada um à sua volta, esteja onde estiver.
Sorrir significa que você é uma pessoa alto astral, que tem saúde, que vive em paz e que está de bem com a vida. O seu imã está ativado para captar e trazer todo o mundo para você, por que ninguém vai se deixar atrair por carrancudos negativistas ou moribundos tristonhos e improdutivos que nada de bom tem a acrescentar aos demais senão as suas próprias desgraças.
Sendo assim:
- Há, haiii... Hu, huiii...
Sorria, e seja feliz!
E tenho dito.
*Enoque Alves Rodrigues é Espírita