PALAVRAS QUE VALEM NADA. EXEMPLOS QUE VALEM TUDO.
*Enoque Alves Rodrigues
Atravessamos, atualmente, uma onda vertiginosa de incredulidade que só se agrava a cada dia. Nunca, jamais, a palavra se valeu tão pouco ou quase nada. Deteriora-se a maneira que o homem evolui. Enganar, prometer e não cumprir faz parte do mundo dito civilizado onde ser inteligente, culto e bem-sucedido é ser esperto e velhaco. É passar a perna no semelhante ainda que este seja o seu irmão. Neste mundão de espertezas e provas chora menos quem mais engana. E ai, quando pouco ou nada se espera estão todos em um mesmo balaio de gatos, mentindo e sendo mentidos, enganando e sendo enganados. Enquanto uns fingem que falam a verdade outros de igual forma fingem que acreditam num diapasão sem fim. A hipocrisia campeia á solta e o homem contemporâneo que não tem outros objetivos senão amealhar mais e mais tesouros ainda que em prejuízo do próximo, vai levando a vida ladeira abaixo deixando aos outros um rastro de exemplos destrutivos e nefastos que nada de bom e positivo acrescenta.
Em meio a sanha do quem pode mais chora menos, estão os jovens, crianças e mentes ainda em formação que na ausência de referências sólidas que realmente valham a pena, fundamentadas que deveriam estar em princípios morais, honestos e transparentes, debatem-se a própria sorte, por labirintos de maldades e incertezas e no afã de se salvarem, no final, por absoluta falta de perspectiva de sucesso pelos caminhos do bem, acabam por escolher a porta larga da perdição como se através dela fossem alcançar a dádiva do Paraíso reservada que está aos que seguiram pela porta estreita das dificuldades depois de terem urrado neste Planeta, consumindo com fome miserável, mediante o trabalho duro e suor frio do rosto, as migalhas que caíram da mesa dos espertos, na luta tenaz e incansável em busca da própria subsistência terrena pelas vias dolorosas para a matéria, mas salubres, necessárias e balsâmicas para o espírito agradecido.
A arte de viver hoje em dia significa para muitos um grande martírio. Além de ter que conviver com todo tipo de adversidade, é obrigado a se desviar, todos os dias, dos adeptos do mal feito que a todo custo querem insistentemente, arrastá-lo para o seu lamaçal. Para tanto não medem consequências. Rangem os dentões e partem para cima do pobre diabo honesto sem dó e piedade esfregando lhe nas fuças o resultado de suas injustificadas riquezas e ilícitas ostentações como se elas lhe servissem de algum salvo-conduto e passe livre para o Reino onde jorra o leite e o mel aonde pouquíssimos escolhidos entrarão. Apenas aos que souberam caminhar firme e forte rumo a Luz Maior que emana do Coração Imaculado do Divino Mestre que venceu o Madeiro e que superou todas as provações conseguirá entrar.
Jesus, do Alto de Sua Infinita Grandeza e de Seu status de Representante Direto do Pai que está no Céu e de Governador Supremo da Terra jamais fugiu de nada. Nunca quis ou tentou pular etapas por mais espinhosas que elas fossem para nos dar o exemplo de humildade, coragem, honestidade e dignidade. Se Jesus assim o desejasse, com um simples estalo de dedos, como, aliás, fez em várias ocasiões apenas para demonstrar que para se possuir o poder não necessita abrir mão da simplicidade e da igualdade com os pequeninos, ressuscitou os mortos, curou os enfermos, multiplicou pães, peixes e vinho, conteve com um terno espalmar de mãos os mares revoltos da Galileia e ainda ordenou que ás águas se abrisse para que todos passassem sem transtornos. Líder Maior, do alto de Sua autoridade, sem ser autoritário, mas, Humilde e Sereno, com voz calma, em uma só tonalidade, peitou Pilatos, expulsou demônios e os vendilhões do templo, quiçá os mesmos espertões que hoje tentam mercantilizar suas condutas enganosas aqueles que desejam fielmente trilhar por caminhos que conduzam a Deus.
Não nos consta que Jesus tenha programada uma próxima vinda física a Terra. Mas isto também seria irrelevante e desnecessário e soaria redundante por que Ele já nos disse tudo que tinha a nos dizer por que a sua palavra que deveria ecoar em nossos corações e mentes, nos foram deixadas por Ele com os Seus Sacrossantos exemplos e não precisamos ter aqui na terra nenhum outro Cristo para crucificar se evidentemente seguirmos o Seu maior mandamento que nos diz. Amai a Deus sobre Todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.
Você entendeu o que Seu Mestre mandou? É possível que você que já se acostumou a enrolar “santo no cobertor” talvez queira fazer o mesmo comigo, pecador. Dessa vez eu vou ser mais rápido que você. O Seu Mestre Divino lhe mandou: “amar a Deus sobre Todas as coisas” e não ao dinheiro, mentiras, falsidades, orgulho, desamor e ostentação como se seu próximo fosse.
Agora eu acho que você entendeu. E, então, o que você está esperando? Vá em frente corrija-se e seja real e verdadeiramente feliz!
E tenho dito.
*Enoque Alves Rodrigues é Espírita.