VOCÊ JÁ AGRADECEU A DEUS HOJE?
*Enoque Alves Rodrigues
Assim caminha a humanidade: ávida por soluções emergenciais para os seus males. A primeira pontada na barriga que sugere algum pequeno desarranjo é mais que suficiente para levar multidões inteiras a abarrotarem Centros Espíritas e Igrejas, desesperadas, solicitando a intervenção dos céus no sentido de livra-las de todas e quaisquer enfermidades, dissabores ou pequenos contratempos comezinhos e de pouca ou quase nenhuma relevância. Frequentadores esporádicos destes ambientes somente nas horas de aflição tornaram-se fregueses de carteirinha de santos e espíritos que ao longe já os identificam, inclusive já sabem, antecipadamente, de cor e salteado ao que vieram.
Pedir... Pedir e pedir. É só isso que a maioria de nós sabe fazer. Somos insaciáveis em nossos desejos mesquinhos e quase sempre, fazemos birra quando não os vemos atendidos como se fossemos nós merecedores de alguma coisa e ainda, como se as entidades estivessem a nossa total disposição para nos socorrer em nosso tempo como se ele fosse o tempo de Deus.
Conscientes ou não, somos excessivamente pretensiosos e egoístas e não poupamos “esforços” para pedir alguma coisa desde que os “esforços” desprendidos para obtê-la não sejam nossos, mas dos outros e de preferência dos santos e espíritos por que afinal, pensamos nós, eles existem apenas e tão somente para nos servir ou para nos carregar nas costas por que “já trabalhamos muito e estamos deveras cansados, de não fazermos nada”.
Não é mais ou menos assim?
Pois é!
Não podemos jamais abusar da misericórdia Divina ou nos escondermos atrás dela na esperança de que as coisas aconteçam sem que para isso não tenhamos de mover o mundo. O maior crime que podemos cometer é o da omissão que consiste em aguardar que Deus nos dê tudo mastigado. Nós já recebemos muito de Deus durante todos os dias de nossas existências e desejar que Ele nos dê mais é ignorar que já obtivemos além do que supostamente julgávamos merecer. Deus nos deu a vida a qual cabe a nós lutarmos tenazmente a cada dia no sentido de leva-la adiante com amor, perseverança, superação, trabalho e dignidade, que, aliás, são o mínimo que Deus espera de nós. Ele já nos deu tudo. O pouco que nós achamos que ainda nos falta cabe a nós mesmos ir buscar.
O egoísmo e o querer fácil entorpecem a nossa mente e nos tornam cada vez mais ingratos as grandes oportunidades que Deus nos concede a cada dia. No afã de amealharmos mais e mais tesouros materiais nos esquecemos de agradecer ao Criador Supremo de todas as coisas pelo ar que respiramos, pela saúde, pelo emprego, pelas amizades e por todos aqueles que Ele colocou em nosso caminho para, com amor, colaborar conosco oferecendo-nos seu ombro para nos apoiarmos e seguirmos em frente bem como aqueles irmãos difíceis que de igual forma foram postos em nosso convívio para dificultar a nossa vida ou para provar a nossa fé e convicção para com os ensinamentos do Mestre e assim também colaborarem com o nosso crescimento, evolução e burilamento rumo ao Mundo Maior.
Toda vez que conseguimos alguma coisa sem o esforço respectivo estamos correndo o sério risco de vermos esvair por entre os dedos as chances redentoras que nos levariam a tão sonhada evolução e dessa maneira desprezando as potencialidades que serviriam para nos lapidar no aproveitamento desta encarnação e assim retornarmos á Pátria Espiritual um pouco melhores do que fomos. Tirar leite de pedra todos os dias é preciso. Romper barreiras e obstáculos faz parte das dificuldades que necessitamos para crescermos. Agradecer a Deus e aos seus anjos todos os dias por mais penosos que nos pareçam é a nossa sagrada obrigação. Pedir a Deus, aos seus Anjos, santos e espíritos alguma coisa por pequenina que seja é falta de modéstia. Deus é Quem teria muito a nos pedir.
Ai você me pergunta.
- Pedir o que se Deus não precisa de nada?
E eu te respondo.
- Deus precisa sim, e muito de nós. Ele precisa que deixemos de sermos crianças malcriadas, pidonas e insolentes e que cresçamos, levando adiante os Seus desígnios, trabalhando arduamente sem falatórios, reclamações ou nos fazendo de vítimas de nós mesmos. Deus deseja que lutemos com as nossas próprias forças que Ele nos deu para que um dia possamos ser independentes inclusive Dele, pois Ele não pode ficar a vida toda pajeando-nos, e assim, contribuindo com a nossa pequenez. Deus é Grande. Deus é Amor. Deus é fortaleza. Deus é Perfeição Superlativa e incomensurável. Deus é Trabalho, O Princípio, O Meio e o Fim. Deus é tudo e ainda nos concebeu com a Graça de sermos á Sua Imagem e Semelhança.
Pronto... Fechou!
Se nós fomos constituídos à imagem e semelhança de Deus e se Deus é tudo isto o que nos faltaria?
Nada!
Sendo assim, mesmo que você ainda se ache um miserável, corra para agradecer pelo muito que você já tem. É possível que ao seu lado existam milhares ou milhões que ainda se digladiam com a vida para conseguir uma migalha ou um milionésimo do que você já possui. Mesmo que você tenha os dois olhões maiores do que a cara, egoísta e ganancioso, é mais um bom motivo para você ir depressa agradecer, por que segundo estatística infalível, “cientificamente” comprovada, agradecer ainda é a melhor forma de pedir e obter.
Pense nisso e seja feliz. E deixe Deus em paz.
E tenho dito!
*Enoque Alves Rodrigues é Espírita.